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Saiba mais:
Dizem que no principio era o verbo, que se fez carne e a costela fez-se mulher. Dizem que o primeiro homem curou a ferida que a mulher tinha no meio das pernas copiando os animais. Dizem que Zeus castigou o andrógino fazendo-o viver atrás do seu pedaço. Dizem que no tempo de Medéia, o amor não existia.
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Confira as críticas de Soraya Belusi sobre os espetáculos:
A PEQUENINA AMÉRICA E SUA AVÓ $IFRADA DE ESCRÚPULOS / MAYOMBE TEATRO
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Outubro de 2015
A
Mostra BH in SOLOS- Espetáculos Cênicos Individuais, trouxe à cidade de
Belo Horizonte 12 espetáculos em 16 apresentações. Entre eles
espetáculos estreantes da capital mineira, solos nacionais e
internacionais.
A
mostra que está em sua terceira edição dessa vez se espalha pela cidade
ocupando diversos espaços culturais, e o Esquyna receberá quatro
espetáculos.
Saiba mais:
PROGRAMAÇÃO COMPLETA Esquyna
-Dia
15/10, quinta-feira, às 20h
Duração: 50 minutos | Classificação: livre | R$10 (inteira) e
R$5 (meia-entrada)
AMOR: MANIFESTO
ANTIACADEMICISTA PRÓ-BRUXARIA SEM RIGOR CONCEITUAL DO MEU LADO OCIDENTAL QUE
EURÍPEDES DESCONHECE // Mayombe Grupo de Teatro – Marina Viana (Belo
Horizonte/MG) [Teatro]
Foto:
Ruzza Lage
Dizem que no principio era o verbo, que se fez carne e a costela fez-se mulher. Dizem que o primeiro homem curou a ferida que a mulher tinha no meio das pernas copiando os animais. Dizem que Zeus castigou o andrógino fazendo-o viver atrás do seu pedaço. Dizem que no tempo de Medéia, o amor não existia.
Ficha Técnica: Concepção, dramaturgia e atuação: Marina
Viana / Direção: Sara Rojo / Iluminação: Marina Arthuzzi / Figurino: Mariana
Blanco e Marina Viana / Cenografia e adereços: Daniel Herttel
-Dia 16/10 (sexta-feira), às 20h |
Duração: 50 minutos | Classificação: 12 anos | R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada)
Duração: 50 minutos | Classificação: 12 anos | R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada)
CACHORRO ENTERRADO VIVO //
Leonardo Fernandes (Belo Horizonte/MG) [Teatro]
Foto: Lia Soares
Três monólogos subsequentes em que personagens
distintos encontram-se envolvidos em uma mesma situação: na tarde de uma quinta-feira
qualquer, o vigia de um terreno recebe de um passante a proposta para cavar uma
cova e enterrar seu cachorro. Preço negociado, o homem sai para buscar o animal
e volta trazendo a seu lado um cão vivo. A estrutura do texto propõe a
sobreposição e o embate entre três diferentes posicionamentos éticos diante de
um evento cotidiano, penteando a contrapelo as convenções sociais. O que é
animalesco? O que é humano?
Ficha Técnica: Atuação: Leonardo
Fernandes / Texto: Daniela Pereira de Carvalho / Direção: Marcelo Fonseca do
Vale / Preparação Corporal: Eliatrice Gischewski / Cenário e figurino: Cícero
Miranda / Cenotécnico: Ronaldo de Deus / Operador de luz: Daniel Hazan / Trilha
sonora original: Márcio Monteiro / Criação de luz: Wladimir Medeiros / Voz off:
Bruna Chiaradia / Assessoria de imprensa: Lenora Rolhfs / Projeto gráfico:
Lampejo / Produção executiva: Eliatrice Gischewski / Produção: Leonardo
Fernandes
-Dia 17/10 (sábado), às 20h |
Duração: 40 minutos | Classificação: 14 anos | R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada)
Duração: 40 minutos | Classificação: 14 anos | R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada)
OHNO // Gerrah Tenfuss (Curitiba/PR)
[Dança]
Foto: Jorge Etecheber
Inspirado na dança japonesa pós-guerra Butoh – de
onde vem o sexo, a raiva, o disforme, emoções vivas enclausuradas na mente -, a
corporeidade desse trabalho solo de Gerrah Tenfuss transfigura a crueldade, a
terrível realidade do ser frente a si mesmo. Uma visão sombria que transmuta
imagem em movimento. Revela o lado pessimista da vida, a face oculta da
modernização, o isolamento, a alienação e a massificação. Centraliza sua
dramaturgia no corpo como mídia primária, capaz de expressar diferentes
qualidades de energia sem depender para isso de recursos de cenário,
iluminação, ou trilha sonora.
Ficha Técnica: Performer: Gerrah
Tenfuss / Design de Luz: Gerrah Tenfuss / Operação de Luz: Marina Cananda /
Direção: Marina Cananda / Produção: Marina Cananda
-Dia 18/10 (domingo), às 20h |
Duração: 57 minutos |
Classificação: 14 anos | R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada)
POTESTAD // Hugo Kogan (Mar del Plata, Argentina)
[Teatro]
Foto:
Osvaldo Fulgenzi-Donatella Macolla
Esses monstros argentinos tinham uma filosofia
que era corroborada por uma grande massa cinza “silenciosa”. Eram os chamados
“bons pais”. Os salvadores das crianças, os que as tiravam desse “inferno vermelho”.
O fenômeno dos raptos de crianças fez os argentinos famosos em todo o mundo.
Sempre algum deles é “noticia” quando são descobertos pela implacável “ética
oposta”: a das mães e avós da Praça de Maio. Eles nunca sequer imaginaram que
seriam perseguidos até o fim do mundo para que os netos roubados fossem
“resgatados”.
Ficha Técnica: Atuação: Hugo
Kogan (Equipo de Teatro de La Granada) / Direção: Roque Basualdo e Hugo Kogan /
Texto: Potestad, de Eduardo Pavlovsky
Garanta seu ingresso 30 minutos antes direto na bilheteria.
Obs: Sujeito à lotação
A programação completa pode ser conferida no www.bhinsolos.com.br !
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Idealizado pelos grupos Teatro Invertido e Mayombe Teatro, responsáveis pela gestão do ESQUYNA – Espaço Coletivo Teatral, o Esquyna Latina é um projeto de intercâmbio entre grupos de teatro da América Latina que pretende promover o diálogo artístico entre esse criadores e o público, apresentando a cada edição um recorte específico da criação teatral contemporânea e latino-americana.
Na primeira edição do projeto, Teatro Invertido e Mayombe Teatro convidaram o grupo chileno Teatro Kapital, que trouxe ao Brasil pela primeira vez o espetáculo "La Matanza".
programação da primeira edição/ 2012
A PEQUENINA AMÉRICA E SUA AVÓ $IFRADA DE ESCRÚPULOS
MAYOMBE GRUPO DE TEATRO // Belo Horizonte
foto: Tomás Arthuzzi
América é uma menina com a linha do equador no umbigo. Neta roubada por uma velha $ifrada no peito e nos olhos. Cresce ao lado de uma Avó. Dizem que as dívidas de América com sua Avó somavam a quantia exorbitante de sete milhões de $ifras.
A peça foi livremente inspirada na obra La triste historia de la Cándida Eréndira y su abuela desalmada, conto de Gabriel García Márquez, e na história social da América Latina. O espetáculo procura, através de imagens em contraponto, uma experiência estética com o público, onde arte e política por um lado e, vida pública e existência privada, por outro, se misturem.
PROIBIDO RETORNAR
GRUPO TEATRO INVERTIDO // Belo Horizonte
foto: Juliana Palhares
Partindo de uma narrativa fragmentada e repleta de simbolismos, o personagem central do espetáculo – um imigrante do interior que busca oportunidades na capital – conduz o espectador por suas memórias afetivas, tendo como contraponto a realidade cruel e competitiva do ambiente urbano. Aos olhos do público, uma identidade cheia de sonhos e expectativas, revelados pelo faiscar da lembrança, vai se perdendo em meio à padronização das relações humanas e às imposições do mercado de trabalho. Em “Proibido Retornar” os sentidos dos espectadores são aguçados e o levam num mergulho sinestésico por uma trama poética e reflexiva.
LA MATANZA
TEATRO KAPITAL // SANTIAGO - CHILE
foto: Francisco Bermejo
Baseada no ensaio histórico Las grandes masacres, de Patricio Manns, La Matanza é uma montagem que entrecruza o texto de Patricio Manns com a reflexão que Iván Insunza e sua companhia fazem em relação aos limites do teatro. No espetáculo os silêncios são explorados como um espaço de encontro das consciências no reconhecimento da dor humana, ou seja, da tragédia. Mas já não a tragédia literária ou artística, mas sim a histórica, aquela que faz parte, queiramos ou não, de nossa identidade como povo.
Confira as críticas de Soraya Belusi sobre os espetáculos:
A PEQUENINA AMÉRICA E SUA AVÓ $IFRADA DE ESCRÚPULOS / MAYOMBE TEATRO
Acesse também ///
O Esquyna Latina/ 2012 foi realizado com benefícios do Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro do Ministério da Cultura 2010 e apoio do CENEX/Fale – UFMG, FONDART - fundo de apoio às artes do Governo do Chile, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e Restaurante João Rosa.
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