3 de abril de 2012

EDITAL DE OCUPAÇÃO 2012


O Esquyna é um espaço voltado para a criação, pesquisa, difusão e compartilhamento de atividades teatrais. Gerido pelos grupos Teatro Invertido e Mayombe, o espaço foi inaugurado em julho de 2010 e, além de abrigar as atividades artísticas dos dois coletivos, oferece uma programação constante de espetáculos e oficinas. A programação do Esquyna em 2012 será parcialmente subsidiada pelo Fundo ProCultura do Ministério da Cultura/ Funarte, através do edital de Programação de Espaços Cênicos.

1.                      PROPOSTAS

1.1.                Serão aceitas propostas de ocupação na área de artes cênicas (teatro, dança, circo-teatro e performance), enviadas por pessoas ou grupos de todo o território nacional.
1.2.                As propostas podem incluir apresentações de espetáculos, oficinas, seminários ou a conjugação dessas atividades em um mesmo projeto, desde que possuam atividades abertas ao público com a cobrança de ingresso no valor máximo de R$ 10 (inteira).
1.3.                As propostas deverão adequar-se às condições técnicas e de infraestrutura do espaço, conforme planta baixa, mapa de palco e rider.
1.4.                 Os meses disponíveis para a realização dos projetos selecionados são: junho, julho, agosto, setembro e outubro. Na ficha de inscrição o proponente deverá enumerar, por ordem de prioridade, os meses de seu interesse.
1.5.                Para as atividades do mês de outubro serão priorizadas propostas destinadas ao público infanto-juvenil.
1.6.                Os acertos de data, assim como possíveis ajustes técnicos e de logística, serão realizados em reunião com cada proponente selecionado.
1.7.                As apresentações abertas ao público deverão acontecer aos finais de semana: sextas e sábados, à noite, e domingos.

2.                      INSCRIÇÕES

2.1.                Somente serão aceitas inscrições enviadas por email, para o endereço: esquyna@gmail.com, no período de 05 a 30 de abril. Não serão analisadas as propostas com data de envio após o prazo final de inscrição.
2.2.                O proponente deverá enviar a ficha de inscrição preenchida juntamente com as informações:
a.   Descrição completa da atividade: apresentação e objetivos;
b.   Período de realização;
c.    Necessidades técnicas;
d.   Ficha técnica completa;
e.   Currículo resumido dos principais envolvidos;
f.     Vídeo na íntegra e fotos, no caso de espetáculos;
g.   Projeto pedagógico, no caso de cursos e oficinas.


3.                      SELEÇÃO
3.1.                 Serão selecionadas um mínimo de 5 e máximo de 10 propostas, dependendo do formato e período solicitados por cada uma delas.
3.2.    O resultado será divulgado no dia 5 de maio através do blog www.esquyna.blogspot.com.
3.3.                Os proponentes selecionados serão comunicados por email, na mesma data da divulgação.
3.4.                 A comissão de seleção será composta por integrantes do Grupo Teatro Invertido e do Mayombe Grupo de Teatro, gestores do Esquyna.


4.                      RESPONSABILIDADES DO PROPONENTE

4.1.                Montagem e desmontagem da infraestrutura necessária para a realização de seu projeto, assim como o transporte de pessoas e materiais.
4.2.                Montagem e desmontagem dos equipamentos, esta ao final da última atividade realizada, e retirada de todos os materiais no prazo máximo de três dias após a desmontagem.
4.3.                Instalação e operação dos equipamentos, inclusive os cedidos pelo Esquyna.
Obs.: No caso de dano aos equipamentos, o reparo deverá ser efetuado pelo proponente, no menor prazo máximo de sete dias.
4.4.                Venda de ingressos ao público (bilheteria), fechamento do borderô, inscrição e seleção para oficinas e seminários.
4.5.                Liberação ou pagamento de direitos autorais para utilização de textos e/ou músicas.
4.6.                Aplicação da logomarca do Esquyna, mediante aprovação prévia, em todo o material de divulgação do projeto selecionado, com o crédito de apoio.
4.7.                Coordenação e produção de todas as atividades do projeto selecionado.

5.                      RESPONSABILIDADES DO ESQUYNA

5.1.                Cessão gratuita do espaço e equipamentos técnicos descritos no rider para o uso dos proponentes selecionados durante o período da ocupação.
5.2.                Cessão de 60 cadeiras pretas de plástico para acomodação do público, dispostas em 8 praticáveis modulares.
5.3.                Assessoria de imprensa e material padrão de divulgação mensal da programação.
5.4.                Reversão integral do valor arrecadado com a cobrança de ingressos ou taxas de inscrição para o proponente do projeto selecionado.

Belo Horizonte, 05 de abril de 2012.

Grupo Teatro Invertido e Mayombe Grupo de Teatro
Esquyna - Espaço Coletivo de Criação